A atuação do Serviço Social é receber o idoso e sua família para a entrevista social, identificando assim demandas nas quais pode orientar tanto o idoso, quanto a família em relação ao bem estar e a regularização em casos de idosos não autônomos e em variados tipos de informações.
É realizado o acompanhamento social de cada pessoa idosa para futuras ações, se relacionando sempre com a equipe para maior compreensão dos casos, criar estratégias que desenvolvam as particularidades e autonomia, ofertando assim o aumento da capacidade funcional, motora e cognitiva.
O Assistente Social institui atividade levando ao aprimoramento e a transformação de práticas educativas, construindo novos conceitos sobre a pessoa idosa, realizando momentos para desenvolver a autoestima e fortalecimento de vínculos familiares. A atuação do Profissional é de extrema importância para conscientização junto às famílias sobre sua presença para evolução física, mental e emocional.
O Serviço Social é uma profissão que assegura os direitos garantidos por lei, regido pelo Estatuto do Idoso, cooperando junto ao Ministério Público (MP) e ao Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI) conforme solicitado ou se houver alguma intercorrência.
Texto: Juliane Guida, Assistente Social das unidades Tijuca e Cosme Velho do Grupo ACASA.