A queda de idosos é um evento perigoso que, infelizmente, é bastante comum. A perda da coordenação motora e do equilíbrio e a presença de obstáculos nos ambientes são as principais causas desses acidentes, que podem resultar em fraturas e sequelas, aumentando, inclusive, o nível de dependência do idoso.
Em geral, as quedas acontecem com maior frequência após os 65 anos de idade. Os acidentes podem fazer com que os idosos necessitem de internação, fator que aumenta os riscos de infecções e de outras vulnerabilidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem quedas anualmente. A prevenção destes acidentes é essencial para garantir a qualidade de vida e a saúde da população da terceira idade.
Os perigos das quedas de idosos
Entre os principais perigos das quedas em idosos, é possível destacar o risco de fratura no fêmur, a necessidade de internação e a incapacidade de recuperar os movimentos após o acidente. Em alguns casos, uma simples queda pode debilitar de forma direta e irreversível a saúde do idoso, levando, até mesmo, à morte.
Os principais fatores de risco para quedas são distúrbios de marcha, ambientes fora do padrão recomendado, perda do equilíbrio, casos de confusão mental e vertigens. Quanto mais avançada a idade do idoso, maiores são os perigos das quedas.
Uma forma de prevenção bastante eficiente e efetiva é adequar os ambientes, removendo tudo o que for inseguro para o idoso e fazendo a adaptação com barras de apoio, piso adequado, iluminação, entre outras medidas de segurança.
Como prevenir queda em idosos?
Prevenir a queda de idosos é uma obrigação de familiares e das casas de repouso que recebem pacientes da terceira idade. Para evitar este tipo de acidente, existem algumas regras básicas que devem ser respeitadas. Confira:
- melhorar a segurança ambiental;
- estimular o idoso a praticar exercícios físicos de fortalecimento muscular;
- promover atividades que melhorem a aptidão física e o equilíbrio do idoso;
- melhorar a iluminação dos ambientes;
- remover móveis que possam atrapalhar a locomoção;
- fazer com que o idoso passe por check-up de saúde e exames oftalmológicos anualmente;
- instalar corrimão e barras de segurança nos ambientes, principalmente nos banheiros;
- remover tapetes do chão;
- ter cuidado redobrado com escadas;
- usar calçados antiderrapantes;
- manter o ambiente organizado.
Todos estes cuidados são importantes para manter a saúde e o bem-estar da população que mais cresce no Brasil. Segundo o IBGE, em 2042, nosso país terá uma população de 57 milhões de idosos, o que corresponderá a 24,5% do total de pessoas no Brasil.
Promover o envelhecimento ativo dessa população é um desafio que precisa ser enfrentado desde agora. Os idosos devem praticar exercícios físicos diariamente, com destaque para atividades como o Pilates e o Tai Chi Chuan, que fortalecem o sistema muscular e esquelético e melhoram o equilíbrio e a coordenação dos idosos, além de promoverem a consciência corporal.
As consultas dos idosos com o médico geriatra também são importantes para fazer o correto acompanhamento preventivo de saúde e tratar precocemente qualquer tipo de doença ou condição que afete a qualidade de vida e possa, por conseguinte, levar às quedas.
Conte com o suporte do Grupo ACASA!
O Grupo ACASA é uma casa de repouso que se preocupa com a saúde e o bem-estar do idoso, por isso, oferece conforto e bem-estar para seus hóspedes. Aqui os idosos contam com cuidados como fisioterapia, assistência médica, hidroterapia, nutricionista e outras especialidades.
Além disso, a casa tem um ambiente especialmente planejado para receber os idosos, cumprindo todos os requisitos de segurança, inclusive para pacientes cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Venha conhecer o espaço e conte com o suporte de profissionais dedicados, experientes e carinhosos! Para mais informações, entre em contato!