Perda auditiva em idosos: como reconhecer?
A perda auditiva em idosos é uma situação natural que acontece com o envelhecimento e essa alteração tem o nome de presbiacusia.
A presbiacusia é caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida. Essa deficiência auditiva geralmente atinge as altas frequências da audição.
A presbiacusia é um fenômeno biológico que pode começar a aparecer desde os 50 anos de idade. Calcula-se que 60% dos idosos com 70 anos podem ter uma perda auditiva de 25 decibéis, ou seja, não escutariam bem uma conversa em voz baixa.
A principal característica de presbiacusia é a perda progressiva e simétrica da audição de alta frequência ao longo dos anos. Esta perda de audição também pode ser acompanhada de zumbido, vertigem e desequilíbrio.
Algo bastante curioso é o fato de pessoas com perda auditiva ter hipersensibilidade a sons altos. Os idosos se queixam de que o som fica muito mais alto quando na verdade o som está em níveis normais.
Perda auditiva: riscos para a saúde do idoso
A perda gradual da audição representa um risco para a saúde física e mental. Ela está associada com problemas de saúde mental como a solidão e a depressão.
Além disso, pode haver prejuízo na memória, na comunicação e na capacidade de concentração quando o idoso perde ou diminui sua audição.
Por isso é importante observar mudanças de comportamentos que podem indicar déficit auditivo.
Como reconhecer que o idoso está com perda auditiva?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sinaliza alguns sintomas que indicam a perda auditiva em idosos. Confira quais são:
- Tende a pedir com frequência que repitam o que disseram;
- Deve aumentar o volume da televisão acima do normal;
- Parece perder parte das conversas;
- Diz ter um zumbido no ouvido;
- Fala muito alto, inclusive em situações onde não é necessário fazê-lo.
Para a OMS, nesses casos seria necessário solicitar uma consulta com especialistas para medir o funcionamento da audição dessa pessoa e qual é o estado da sua perda auditiva, se for o caso, para então determinar os próximos passos a seguir.
É importante destacar que a maioria dos idosos demoram muitos anos para procurar ajuda médica para tratar de perda auditiva. Isso acontece pela dúvida se realmente existe uma perda auditiva. Portanto, se perceber um ou mais desses sinais, procure imediatamente uma ajuda profissional.
Sobre o Grupo ACASA
Pensamos e executamos com carinho, inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!
Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura de que a idade necessita. Em busca da excelência todos os dias no atendimento, para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui para conhecer melhor ACASA.