O declínio cognitivo em idosos é um fator inerente ao processo de envelhecimento humano. Geralmente, a perda da memória recente é o fator de alerta que costuma chamar a atenção dos familiares. Por isso hoje vamos falar sobre como potencializar o estímulo cognitivo para os idosos.
A cognição vai além da memória e envolve outros aspectos como por exemplo: atenção, concentração, raciocínio lógico e a comunicação.
É comum que o idoso que começa a apresentar um declínio cognitivo tenha dificuldade de se manter concentrado por muito tempo em um determinado assunto, assim como pode apresentar dificuldade em fazer associações simples ou de se expressar de forma clara e objetiva.
Atividades para estímulo cognitivo da pessoa idosa
Existem diversos tipos de atividade que podem estimular a pessoa idosa a se manter mais concentrada e atenta. Os jogos são um exemplo desse tipo de atividade, inclusive os jogos já conhecidos popularmente, como: jogo da memória, dominó, quebra cabeça, caça-palavras, palavra cruzada ou sudoku, são exemplos de jogos que podem – e devem – ser utilizados visando estimular as funções cognitivas e prevenir o declínio cognitivo.
Todos esses jogos podem ser usados de maneiras diferentes das tradicionais, por exemplo, o jogo da memória que geralmente tem como objetivo encontrar as figuras em pares, pode ser confeccionado buscando encontrar as associações (sapato = pé; panela = fogão; talher = comida).
Também pode ser configurado como estímulo sensorial para os idosos, onde com os olhos fechados, o idoso deve encontrar as texturas iguais usando apenas o sentido do tato.
O dominó pode ser trabalhado usando, ao invés do número de bolinhas, figuras e sombras. O sudoku pode ser de cores ou formas geométricas, ao invés de números. E assim em diante.
É importante que os jogos não tenham características infantis, pois além de infantilizar o idoso, podem criar também certa resistência quanto ao uso.
O ideal é usar temas e figuras que estejam presentes no contexto de vida daquela pessoa, assim facilita seu interesse em realizar a atividade. Esses foram alguns exemplos de jogos simples, mas existem diversos tipos de atividades que podem ser confeccionadas visando estimular os aspectos percepto cognitivos.
Conheça a ACASA
Venha nos visitar e saber mais sobre essa e outras atividades que realizamos na ACASA, Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Conheça toda a estrutura e veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar idoso. Conte também com a equipe ACASA, formada por profissionais especializados e com anos de experiência no acolhimento de idosos.
Autor (a): Mariana Zaquieu – Terapeuta Ocupacional