0

O aumento do número de idosos e do seu tempo de vida traz como consequência o aumento de casos de doenças de algumas doenças típicas nessa idade, como por exemplo a demência. Segundo o IBGE são estimados dois milhões de idosos que vivem com esta doença atualmente. Com isso, buscamos explicar melhor sobre a demência, suas possíveis causas e tratamentos.

O que é a demência?

A demência é o declínio da capacidade cognitiva associado à perda da capacidade de executar tarefas do dia a dia. É um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente pessoas na terceira idade.


Quais as principais causas da demência?


A maior parte das causas estão interligadas a fatores genéticos ou envelhecimento natural do organismo. Entretanto, outras causas também podem ser levadas em questão, como Uso de drogas e álcool, depressão, hipotireoidismo, perda progressiva de visão e audição, infecções como AIDS e sífilis; deficiência de vitamina b12 e ácido fólico; tumores cerebrais ou hidrocefalia; e reações tóxicas a medicamentos como os antidepressivos, anti-histamínicos, anticonvulsivos, corticosteroides, sedativos, antiparkinsonianos e ansiolíticos.

Principais sintomas da demência

O principal sintoma são: perda da memória, confusão e desorientação. A pessoa começa a ter dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal, tomar decisões e/ ou reconhecer familiares e amigos; esquecimento de fatos comuns como o dia em que estão, mês ou ano; alteração da personalidade e do senso crítico, entre outros.

Qual o tratamento para demência?

Os principais tratamentos realizados para o controle da dependendo do nível que ela esteja, são os exercícios mentais, jogos multitarefas, exercícios físicos, alimentação balanceada, parar de fumar, fazer terapia e buscar sempre ter um propósito de vida. As demências irreversíveis não apresentam tratamento curativo ou de reversão medicamentosa. As medicações que existem atualmente ainda são apenas para melhorar o comportamento e controlar um pouco.

Conclusão

É de extrema importância ao longo da vida ter hábitos saudáveis, e a qualquer sintoma da demência, já procurar um profissional de imediato. Nós da ACASA contamos com uma equipe preparada para lidar com este caso da melhor forma possível!

Sobre o Grupo ACASA

Pensamos e executamos com carinho. Inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!

Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura que a idade necessita. Em busca da excelência em todos os dias no atendimento para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui para conhecer melhor ACASA.

Fonte: IBGE  e Hospital Santa Lúcia

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!