Você já ouviu falar sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC na terceira idade)?
Também conhecido como Derrame Cerebral, o AVC é uma das doenças cerebrais que mais causam mortes, hoje, no Brasil e no mundo, principalmente o AVC na terceira idade. O acidente ocorre quando há uma interrupção de oxigenação em uma das partes do cérebro, levando a sérios problemas em funções relacionadas. Além desses problemas e comprometimento da qualidade de vida da pessoa, o risco de morte é extremamente alto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 16 milhões de pessoas sofrem o AVC e dessas, 6 milhões falecem. Abaixo falaremos um pouco mais sobre como prevenir o AVC na Terceira Idade.
É preciso conscientizar a população de seus sintomas, seus tratamentos e, principalmente, sobre suas prevenções, para evitarmos cada vez mais mortes devido a doença.
Como ocorre o AVC?
O AVC, Acidente Vascular Cerebral pode acontecer de duas formas. O AVC isquêmico ocorre quando há interrupção sanguínea em alguma região do cérebro, causada pela presença de coágulos que obstruem a passagem de sangue no cérebro.
Já o AVC Hemorrágico, menos comum que AVC isquêmico, ocorre quando há hemorragia (vazamento) de sangue na região do cérebro, devido a algum tipo de ruptura. Quando ocorre o vazamento, a área afetada acaba sofrendo uma compressão pelo sangue que vazou, além da falta de oxigenação.
Por que devemos nos preocupar mais com o AVC na terceira idade?
Como o envelhecimento aumentando de forma considerável ano após ano, é preciso ter ainda mais cuidado com os idosos, pois eles têm um risco mais alto de sofrer um AVC, visto que o aumento da idade é considerado um fator de risco . Após os 55 anos, a chance de ter a doença passa a ser maior.
Somado a idade, existem outros fatores de risco de AVC que podem acometer a doença, como etnia e histórico familiar. Esse fatores não podem ser mudados ou prevenidos, já nascem com o indivíduo e podem ocasionar a doença em algum momento, ou não. Porém existem outros que podem ser modificados de acordo a prevenção, o que pode ajudar no combate ao AVC.
Dentre eles podemos citar o tabagismo, hipertensão, diabetes, alterações nos níveis de colesterol, obesidade, sedentarismo, entre outros. Esses fatores de risco podem ser prevenidos desde cedo, com conhecimento sobre o tema e dietas bem recomendadas, contribuindo com uma vida mais saudável e com menos riscos do idoso sofrer um AVC.
Como prevenir o AVC na terceira idade?
A prevenção do AVC deve começar desde cedo, com hábitos de vida saudáveis, cuidados com o corpo e alimentação, sem excessos de álcool e doces, rotina de exames para acompanhamento dos índices, entre outros meios que podem evitar o acontecimento do AVC. No Blog ACASA temos algumas dicas de envelhecimento saudável para os idosos que podem servir de recomendação.
Na terceira idade, o contato próximo com os idosos para monitoramento e regularidade nas atividades é fundamental. É recomendável que um cuidador de idosos esteja presente em seu dia a dia para observar também qualquer mudança que possa ser sintoma de AVC. Caso seja identificada alguma dor, dormência, fraqueza, dificuldade de visão ou até de fala, poderá ser rapidamente socorrido.
No Grupo ACASA temos cuidadores de idosos, profissionais de nutrição e enfermagem para exercerem esse papel de cuidado, acompanhamento e prevenção junto aos idosos.
Em casos da doença já ter acometido o idoso, é preciso iniciar um tratamento com base nas possíveis causas de acontecimento, visando assim evitar um novo AVC. Caso ainda não tenha acontecido, toda medida de prevenção e cuidado da saúde que listamos acima são prioridade!
Conheça o Grupo ACASA
Em nossas unidades de Casas de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro nossos profissionais estão sempre atentos às medidas preventivas para os idosos, com acompanhamento diário e todo cuidado que eles merecem. Encontre a unidade mais próxima e marque uma visita!