A Jardinagem na terceira idade: combate ao sedentarismo
Sabemos que o envelhecimento acarreta mudanças no organismo, mudanças estas que, muitas vezes, trazem consigo limitações, sejam físicas, cognitivas ou sociais. E buscar alternativas para minimizar estas limitações faz parte das atribuições do cuidador e dos profissionais que auxiliam o idoso. Sendo assim, a jardinagem. No blog de hoje, traremos os benefícios da jardinagem para idosos e como essa prática pode ser tão benéfica e agradável. Aproveite a leitura!
A jardinagem vai muito mais além do que um hobby. A jardinagem é uma boa terapia ocupacional para idosos, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças como a depressão e no combate ao sedentarismo. Além disso, essa atividade também ajuda na diminuição de dores da coluna.
A jardinagem é uma boa opção para praticar exercício e evitar a indisposição e dores no corpo, sendo ideal para idosos por conta da imobilidade, além de proporcionar grande satisfação pessoal, melhorando o humor e autoestima.
De acordo com uma pesquisa nos EUA, foi comprovado que idosos que praticam a jardinagem regularmente têm uma maior satisfação de vida, níveis de energia e saúde em geral.
Benefícios da jardinagem na terceira idade
Como dito anteriormente, a jardinagem ajuda no combate ao sedentarismo, depressão e, ainda, na diminuição de dores na coluna. Além desses, confira outros benefícios da jardinagem para idosos.
- Melhorias na concentração e cognição
Colocar a mão na terra, manusear e podar as plantas proporcionam aprendizado e desenvolvimento de técnicas, auxiliando no processo de concentração e memória. Cuidar de um jardim exige organização e preparação, e como tal exige do cérebro do idoso como prática de um exercício.
- Vida ativa
A atividade é uma ótima forma de estimular a prática de exercício físico e fazer o sangue circular. Ela permite que os idosos caminhem, se abaixam e mexam os braços. Esses movimentos de baixo impacto, embora sejam leves, são muito importantes para o organismo de pessoas maduras, que já tendem a ter uma imobilidade.
- Sensação de bem-estar
Quando fazemos algo que gostamos, costumamos nos sentir bem logo em seguida, pode ser aquela sensação de dever comprido ou, talvez, percebemos que estamos aproveitando a vida.
A jardinagem é uma forma de se distrair e ver algo que construíram ganhando forma, trazendo também aquela sensação prazerosa de bem-estar.
A pesquisa realizada nos EUA, como já foi dito, demonstrou que a jardinagem pode ser responsável pela melhoria dos níveis de satisfação com a vida, de energia e de benefícios da saúde em geral, contribuindo para a sensação de bem-estar.
Conclusão
É evidente que a prática da jardinagem pode ser muito importante para a terceira idade. Além de servirem para melhora da qualidade de vida, outros benefícios também são facilmente notados, como o combate ao sedentarismo, depressão e dores na coluna.
Sobre o Grupo ACASA
Pensamos e executamos com carinho. Inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!
Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura que a idade necessita. Em busca da excelência em todos os dias no atendimento para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui para conhecer melhor ACASA.