Dezembro chegou, e mais uma campanha de conscientização se inicia para prevenir o vírus HIV, da Aids. O dia 01 de Dezembro ficou conhecido mundialmente pelo Dia da Luta contra Aids. Hoje vamos falar sobre o HIV na terceira idade.
O Grupo ACASA incentiva o combate a doença e todas suas formas de prevenção, principalmente na terceira idade.
Houve um aumento considerável de pessoas com mais de 60 anos infectadas pelo vírus. Segundo Ministério da Saúde, houve aumento de mais de 80% de pessoas na terceira idade com o vírus. E para Organização Mundial da Saúde, esse número pode ser maior em 70% até 2030, se continuar nesse ritmo de crescimento.
Por isso, hoje vamos falar sobre como prevenir a doença e incentivar a campanha de combate a Aids.
Por que a doença é comum na terceira idade?
É possível que muitas pessoas há mais de 50 ou 60 anos atrás não tenham tido acesso a informações suficientes para prevenir a doença.
A educação no âmbito sexual, antigamente, era mais escassa, o que pode ser um dos fatores de maior índice de HIV na terceira idade. O uso de preservativos era pouco abordado também.
Além disso, nessa idade, o vírus ainda pode agir de forma mais agressiva no corpo, prejudicando a saúde em órgãos e processos do corpo humano, pois ele acelera ainda mais o envelhecimento.
O idoso tem mais chances de adquirir uma doença crônica, por isso os médicos recomendam atenção redobrada e cuidados diariamente, visto que o remédio antirretroviral é extremamente forte e pode ser um gerador de outras doenças.
O aumento da longevidade também é um fator que pode influenciar o aumento de casos de HIV na terceira idade, visto que quanto mais tempo de vida, maior o tempo de relações sexuais entre as pessoas.
Por isso vale lembrar novamente a importância do uso de preservativos, não apenas de forma contraceptiva, mas principalmente como forma de prevenção às doenças contagiosas.
Como prevenir o HIV na terceira idade?
Para prevenir a doença é preciso se cuidar, e seguir às recomendações dos médicos contra o HIV.
Antes de qualquer situação, prevenir com o uso de preservativos é de extrema importância e não deve ser descartado em nenhum caso ou idade.
Hoje em dia existem preservativos também para as mulheres, o que torna ainda maior o acesso à prevenção e cada vez mais prático.
Frequentar os médicos com frequência também é recomendável para combater o HIV na terceira idade, de maneira preventiva.
Conheça o Grupo ACASA!
Somos uma Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, especializada em receber idosos com o intuito de proporcionar a eles um envelhecimento mais saudável e tranquilo.
Além disso, a ACASA conta com um equipe multidisciplinar, pronta para receber seu familiar idoso com todo carinho e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima e venha nos conhecer!