Você sabe como podemos garantir a hidratação dos idosos? Leia abaixo tudo sobre o tema!
Manter o corpo hidratado na terceira idade é fundamental, principalmente durante o verão, período que pode agravar a desidratação devido às altas temperaturas.
Cada vez mais os idosos têm sofrido com esse problema durante o verão, e, por isso, hoje vamos falar sobre algumas dicas para evitar a desidratação na terceira idade.
Além de ser um quadro comum na terceira idade, a não hidratação pode levar a outros casos também usuais da idade, como infecções urinárias e até quedas.
Os números informam que cerca de 40% dos idosos apresentam algum grau de desidratação.
Por que a desidratação é comum em idosos?
O envelhecimento é responsável por diversas mudanças no corpo humano (leia mais em nosso texto sobre envelhecimento), e com isso, alguns efeitos podem surgir com o avançar da idade.
Por exemplo, a redução da sensibilidade em relação à sede acaba influenciando na menor ingestão de água no dia a dia.
Por isso é importante criar uma rotina para ingestão de líquidos, para manter a hidratação do corpo, além de um acompanhamento para manutenção e suporte do idoso no cumprimento da rotina.
Além disso, os rins não funcionam da mesma forma, ficam menos eficientes.
O consumo de alguns remédios também pode influenciar em perda de líquido, pois podem ter efeitos colaterais como diarreia e suor.
De maneira preventiva, o Grupo ACASA sugere algumas recomendações para manter a hidratação dos idosos diariamente! Leia abaixo.
Como manter a hidratação dos idosos?
Acesso à água
Deixar a água disponível e em locais de fácil acesso já é um ponto relevante! Se ele tiver um copo personalizado de seu gosto também pode ser uma vantagem para encorajar o maior consumo de água, tornando frequente.
Fontes de hidratação
Felizmente a água não é o único meio de hidratação*! Existem diversos: caldos, sopas, sucos de frutas, verduras…
Muitas vezes eles possuem mais de 90% de água em sua composição.
Além disso, outras fontes como picolés caseiros e smoothies podem ser interessantes para quem quer consumir algo diferente e variar no dia a dia.
Atenção para os sintomas de desidratação!
É muito importante que os sintomas da desidratação sejam identificados com rapidez, para evitar problemas mais graves.
Por isso, familiares, responsáveis, cuidadores devem estar sempre observando e saber quais os principais sintomas.
Vamos a eles: Pele seca, boca seca, muita sede, tontura, dores de cabeça e urina escura são alguns deles. Atenção para que seja tratado cedo!
Benefícios da hidratação dos idosos!
Além de evitar uma série de problemas graves, a hidratação também possui diversos benefícios para o corpo e bem estar.
Com relação às funções corporais, a hidratação é importante para saúde digestiva, e principalmente para manutenção do metabolismo, que também impacta no aumento da imunidade.
Já para a mente, a hidratação tem relação direta com a saúde mental. As células cerebrais precisam receber a quantidade adequada de água, e assim, conseguem realizar melhor as funções cognitivas.
Incentive a hidratação dos idosos! É muito importante!
O Grupo ACASA apoia e pratica diariamente as recomendações propostas, contribuindo para saúde e bem estar dos idosos!
*IMPORTANTE: em função dos problemas de qualidade da água do Rio de Janeiro, estamos fornecendo água mineral de garrafa em todas nossas unidades!
Conheça o Grupo ACASA!
Venha nos visitar e conheça toda a estrutura do melhor grupo de casas de repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro!
Veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar idoso. Conte com a equipe ACASA, formada por profissionais especializados e com anos de experiência no cuidado de idosos.