0

Alzheimer é uma doença que provoca sintomas que incapacitam as atividades laborais cotidianas dos seus portadores, impactando assim a vida dos seus familiares ou responsáveis, pois se tornam dependentes dos mesmos. O papel da Fisioterapia no Alzheimer traz diversos benefícios para os idosos que possuem a doença.

Vamos falar de maneira resumida sobre o Alzheimer, para entendermos melhor como a fisioterapia vai atuar nos idosos com Alzheimer que é de longe o tipo mais frequente de demência entre idosos nos últimos tempos.      

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva , com danos irreversíveis no cérebro, isto é, é uma doença que causa um comprometimento da memória ,com mudanças de comportamento e personalidade, ou seja, há um clínico cognitivo .a doença é afetada no indivíduo de forma funcional e social

Como ocorre o Alzheimer?

O Alzheimer se divide em três estágios: inicial, intermediário, grave ou terminal. No primeiro estágio o paciente apresenta distração, dificuldade em lembrar nomes e palavras simples, esquecimentos recentes, dificuldades em aprender nomes e novas informações.

Na intermediária ocorre perda mais marcante da memória e das atividades cognitivas, alterações comportamentais, como frustrações impaciência, inquietação, agressão verbal e  também são comuns delírios e alucinações.

No último estágio o paciente torna-se monossilábico progredindo para perda total da fala, afasia, e os delírios tornam-se mais constantes. Perda do controle da bexiga e do intestino, piora da rigidez articular e isso faz com que o paciente fique mais tempo na maca onde pode apresentar úlcera de pressão, dificuldade de engolir o que evolui para o uso de sondas.

Podemos prevenir o Alzheimer ou retardar o seu aparecimento de forma simples, como dormir bem, ter atividades físicas no seu cotidiano, ter uma alimentação balanceada ,controlar o estresse e ansiedade estimular a cabeça aprendendo um novo idioma, jogos que estimulem o cérebro como xadrez ou até mesmo aprender um instrumento musical. 

O papel da Fisioterapia no Alzheimer 

A fisioterapia tem como papel, obter a prevenção de contraturas articulares, atrofias, encurtamento muscular, manutenção da massa muscular, mobilização da secreção pulmonar, visando um prolongamento do tempo de independência do paciente.

Reabilitar tanto as funções motoras e cognitivas de forma segura no ambiente em que vive, com isso a fisioterapia torna-se imprescindível para o tratamento e prevenção do Alzheimer.

Diante do envelhecimento populacional, o Alzheimer surge como um problema de grande impacto familiar, provocando uma sobrecarga aos familiares, e como o mundo atual está cada vez mais dinâmico e exigindo muito das pessoas que estão na vida profissional ativa, vemos a importância das ILPI estarem preparadas para receber esses idosos.


A ILPI ACASA como está sempre atenta a todas as problemáticas que rodeiam os idosos, já pensou e tem isso no seu programa. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar e programação direcionada a esses idosos!

Venha nos conhecer, a ACASA fica na Zona Sul do Rio de Janeiro e está de portas abertas para receber você. Encontre a unidade mais próxima.

AUTOR (A): Fernanda Oliveira – Fisioterapeuta 

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!