A expectativa etária da população é avaliada de acordo com a diminuição das taxas de natalidade e o aumento do envelhecimento na faixa etária, que mostra um crescente número de idosos no Brasil. De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos deverá aumentar por volta do ano de 2050 e haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. No entanto, o estudo divulgou ainda que no ano de 2050 a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes.
Números de idosos no Brasil
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050. Isso representará um quinto da população mundial. Com os dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo. No entanto, a previsão é que 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Com isso, números nos mostram que com avanço da faixa etária existirá um maior percentual de idosos em nossa população. Por isso, precisamos nos atentar para nos adequar e entender cada vez mais sobre Longevidade.
Evelhecimento saudável
O Envelhecimento saudável revela as necessidades especiais do corpo atingir durante o desenvolvimento da Senescência. O Desejo de todos é viver por mais tempo com saúde, qualidade, autonomia, facilidade e independência, conseguindo aproveitar o melhor da vida.
Hábitos que colaboram para o evelhecimento saudável
Conseguir envelhecer saudável é uma condição que precisa vim desde a infância. Portanto, é preciso ter hábitos favoráveis como: realizar atividades físicas continua, ter uma dieta alimentar enriquecida de vitaminas e nutrientes essências, mantendo não só o corpo ativo como a mente e o bem estar, apresentando um bom convívio social e sono reparador.
A definição do Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar, elaborado pela ANS, mostra que 80% dos casos de doenças do coração, derrames e dos diabetes do tipo 2 podem ser evitados eliminando fatores de risco. Além disso, o manual indica que isso pode ser feito por meio de mudanças no estilo de vida, que facilitam a redução da pressão arterial e o equilíbrio das taxas de colesterol.
Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (2019), hábitos como por exemplo: tabagismo, falta de exercício, alimentação inadequada, excesso de peso e consumo de álcool são práticas que podem ser modificadas tendo um fator fundamental na conservação e na durabilidade da vida.
Concluimos que adotar um estilo de vida saudável com cuidados preventivos aumentam a chance de ter uma maior longevidade Saudável.
Texto: Dra. Bianca Oliveira – Crm :52-99079-5
Fontes:
1-FREITAS, Eduardo de. “O número de idosos deverá aumentar no Brasil “; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-numero-idosos-devera-aumentar-no-brasil.htm. Acesso em 13 de maio de 2021.
2- https://jornal.usp.br/atualidades/em-2030-brasil-tera-a-quinta-populacao-mais-idosa-do-mundo/