0

A expectativa de vida tem crescido cada vez mais ao longo dos anos. Mas, a grande preocupação é chegar à terceira idade com saúde, e sabemos que a alimentação tem papel importantíssimo nesta questão. A maior parte das doenças que atingem essa faixa etária é oriunda de uma má alimentação ao longo da vida, e por isso a preocupação ao longo da vida é primordial para prevenção de tais problemas à saúde. Além de outros cuidados necessários, sabemos que a alimentação representa papel fundamental para a manutenção da saúde dos idosos.

Nesta fase da vida ocorrem mudanças, como alteração de paladar, olfato, audição, tato, a dificuldade de mastigação, entre outros. Por isso uma de nossas grandes preocupações é a alimentação de nossos idosos, buscando atender de maneira individualizada as necessidades de cada um, não esquecendo a qualidade nutricional de cada refeição.

A elaboração de nossos cardápios semanais leva em consideração a oferta de alimentos primordiais para a terceira idade, como por exemplo, brócolis, couve e espinafre que são ricos em vitamina A, que é essencial para nosso sistema imunológico, para saúde visual, entre outros. Esses alimentos também são boas fontes de cálcio auxiliando na prevenção de osteopenia e osteoporose. Há muitos outros alimentos que são essenciais e por isso incluídos para o aumento da expectativa de vida, assim como existem outros que devem ser evitados, com o objetivo da manutenção da saúde e consequentemente de uma melhor qualidade de vida.

Texto: Beatriz Barreira, Nutricionista do grupo ACASA Unidade Tijuca.

 

 

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!