O envelhecimento humano provoca alterações que podem comprometer órgãos e algumas funções, como a disfagia, que é o nome dado aos problemas na hora de engolir
O que é a disfagia?
O ato de engolir exige a integridade de um grupo de estruturas interdependentes, envolvendo ações mecânicas e reflexas, de caráter neuromuscular, que depende de um sistema dinâmico e sincrônico. Através deste processo complexo, o alimento deve ser conduzido da boca até o estômago de forma segura. Ou seja, sem permitir a entrada do material ingerido em vias aéreas.
Quais são as complicações?
As complicações decorrentes da disfagia envolvem risco de desnutrição, desidratação, complicações respiratórias e pneumonia aspirativa. Considerando que o momento da refeição deve representar um momento prazeroso, de socialização e interação familiar, a Disfagia também tem impactos sociais e emocionais. Quando engolir se torna um desafio, muitas vezes o idoso pode preferir se isolar, o que pode comprometer o envelhecimento saudável.
Mas o que fazer quando isso acontecer?
Se estivermos falando de um idoso cognitivamente saudável, deve-se procurar um Fonoaudiólogo. Este profissional da saúde pode ajudar o idoso a aprender a engolir novamente.
Quando estamos falando de um portador de doença degenerativa, o ideal é ter acompanhamento de uma equipe multi-disciplinar de saúde, com médico, fonoaudiólogo e nutricionista.
Conclusão
Na ACASA temos todo esse acompanhamento com profissionais super qualificados, por isso, estamos atentos a disfagia e ajudamos a evita-la.
Sobre o Grupo ACASA
Pensamos e executamos com carinho, inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!
Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura de que a idade necessita. Em busca da excelência todos os dias no atendimento, para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui para conhecer melhor ACASA.