Conforme os anos passam, é normal que se inicie uma busca por uma fórmula para alcançar a longevidade com total plenitude e mantendo a vida ativa, com um envelhecimento saudável.
O envelhecimento ativo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
Hoje, com o avanço da tecnologia também voltada para a área da saúde, é possível otimizar ainda mais os processos para que a população alcance uma vida cada vez mais longa, de forma saudável e com seu bem-estar garantido.
Para isso, há um conjunto de medidas e habilidades mentais e físicas que tem como objetivo preservar a capacidade das pessoas com idade avançada a manter sua autonomia, qualidade de vida e um envelhecimento ativo. No artigo de hoje, vamos apresentar algumas dessas medidas e como alcançá-las.
Estimule seu cérebro para envelhecimento saudável
O cérebro é uma máquina perfeita, mas como toda máquina, precisa de estímulo para continuar funcionando e o estímulo para o cérebro é o combustível que ele necessita para que você se mantenha saudável.
Manter a mente ativa garante uma reserva cognitiva preciosa.
Para manter a sua mente sempre trabalhando, o ideal é realizar atividades que ajudem o cérebro a ficar em atividade, como por exemplo: palavras-cruzadas, ler um livro, aprender um idioma, jogar, produzir artesanato e outros.
Em busca de envelhecimento saudável para idosos da ACASA, apostamos em atividades livres e na socialização entre eles, através de conversas, promovendo a interatividade!
Pratique exercícios regularmente
Parece clichê, mas para proporcionar o envelhecimento saudável ao seu corpo, é preciso praticar exercícios físicos. Manter-se ativo fisicamente promove um bem inestimável ao corpo. São muitas as possibilidades, logo não é difícil encontrar algum exercício que lhe dê prazer.
Você pode optar por exercícios aeróbicos como caminhada, bicicleta ou natação, por exemplo. Investir em exercícios que promovem resistência também é uma boa alternativa. Aposte na musculação ou no pilates, que também são super válidos e muito indicados pelos profissionais da saúde.
Na ACASA, nossos idosos tem o acompanhamento de Fisioterapeutas para a realização de exercícios, que são indicados de acordo com a necessidade de cada um, tudo realizado com o objetivo de promover a saúde de nossos hóspedes.
Fique atento a tudo que você ingere
Manter uma boa alimentação, consumindo frutas, vegetais frescos, grãos integrais e carnes magras, é parte desse conjunto de atitudes que ajudam a promover um envelhecimento saudável.
Para quem possui dificuldade em relação adequação da alimentação, uma boa dica é começar evitando o consumo de alimentos ricos em açúcar.
Quando dizemos que é preciso estar atento a tudo que você ingere, não nos referimos apenas aos alimentos, mas se estende também aos hábitos de consumo que para alguns viram até vício, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, por exemplo.
Nunca é tarde para melhorar seu hábitos.
Contamos com uma equipe de Nutricionistas que trabalham em prol do envelhecimento saudável dos idosos da ACASA. O cardápio é montado de acordo com as necessidades nutricionais das pessoas que chegaram à terceira idade.
O envelhecimento saudável pode não ser um desafio caso você comece a rever seus hábitos e inicie as mudanças a tempo. Lembre-se: nunca é tarde para começar!
Conheça o Grupo ACASA!
Venha conhecer a ACASA e veja de perto o trabalho que realizamos com os nossos idosos.
Somos um grupo de Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, que conta com uma equipe multidisciplinar engajada em oferecer aos nossos hóspedes mais qualidade de vida, bem-estar e um envelhecimento saudável. Entre em contato!