A Diabetes é uma das doenças crônicas que mais atingem os idosos no Brasil. Em nosso blog já abordamos sobre as principais doenças crônicas do Brasil e como elas são comuns na terceira idade. Mais de 70% dos idosos sofrem com alguma delas, segundo Ministério da Saúde. No texto de hoje vamos falar como promover o combate a Diabetes na Terceira Idade.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem hoje no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa quase 7% da população. No Dia Mundial do Combate a Diabetes, campanha criada para conscientizar a população sobre a doença, vamos falar sobre como preveni-la e ter uma vida mais saudável na terceira idade.
O que é Diabetes?
Diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. E a insulina é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Quando a pessoa tem Diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – hiperglicemia. Isso pode trazer consequências negativas em órgãos, nervos ou vasos sanguíneos.
Quais os sintomas do Diabetes?
O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas. Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.
Os principais sintomas da Diabetes são: fome, sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. Dependendo do tipo de Diabetes, também podem ter outros sintomas tais como: fraqueza, fadiga, formigamento, mudança de humor, entre outros.
Como prevenir o Diabetes na Terceira Idade?
No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, precisamos falar sobre as formas de prevenção e passar o máximo de informação a população, para evitar que se propague e promover maior qualidade de vida.
Comorbidades comuns ao envelhecimento e algumas doenças crônicas podem apresentar complicações pelo diabetes descompensado.
Para evitar que isso ocorra e não torne o idoso ainda mais vulnerável, é essencial manter o controle glicêmico, evitando que ocorra tanto hiper como hipoglicemia. Mas justamente por nessa fase as necessidades nutricionais serem mais sensíveis, reduções bruscas da oferta de determinados alimentos pode comprometer a oferta de nutrientes, e, consequentemente agravar a saúde do idoso.
Com isso, a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis, sem mudanças bruscas:
- Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
- Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
- Parar de fumar.
- Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).
- Manter o peso controlado.
O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade no Grupo ACASA.
Somos um grupo de Casas de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, especializado em receber idosos com o intuito de proporcionar a eles um envelhecimento mais saudável e tranquilo. Além disso, a ACASA conta com um equipe multidisciplinar, pronta para receber seu familiar idoso com todo carinho e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima e venha nos conhecer!