0

Dezembro, além de ter a campanha contra a Aids, conhecida mundialmente como Dezembro Vermelho, também é marcado pelo Dezembro Laranja, campanha de conscientização para o combate ao Câncer de Pele. Hoje vamos falar sobre como combater o câncer de pele na terceira idade.

A chegada do verão é acompanhada pelo aumento da temperatura, dias de praia e piscina, e com isso, a maior exposição ao Sol.

Para os idosos, essa exposição pode trazer mais riscos do que para os jovens. O corpo do idoso possui menos água, e pode acarretar em hipertermia (aumento da temperatura do corpo). Além disso, a quantidade de glândulas sudoríparas (responsáveis pela transpiração) é menor, o que dificulta a transpiração.

Somado a essas dificuldades, os riscos de obter câncer na pele também aumentam, principalmente na terceira idade, durante o verão. 

O aumento do câncer de pele na terceira idade

Com o aumento da expectativa de vida e as pessoas vivendo cada vez mais, houve um crescimento da doença nessa fase da vida, principalmente pelo tempo de exposição ao Sol durante os anos ser maior.

As atividades de lazer na terceira idade incluem passeios na praia muitas vezes, caminhadas ao ar livre, viagens para descanso em casa de praia, entre outros. Caso não haja uma prevenção da doença desde cedo, essa exposição por tanto tempo durante a vida pode aumentar as chances de ter o câncer de pele na terceira idade.

Outro problema relacionado à idade, caso não haja um acompanhamento médico regular, é a dificuldade de identificar a doença, por serem pequenas manchas no começo. 

É comum que o câncer seja identificado já em fases mais avançadas, com grandes lesões, o que torna o tratamento mais demorado, reduzindo as chances de cura. 

O ideal é que exista esse acompanhamento médico na terceira idade para prevenir e detectar a doença o quanto antes, facilitando o tratamento e cura.

Como prevenir o câncer de pele na terceira idade 

Buscando prevenir o câncer de pele na terceira idade, vamos falar sobre algumas medidas muito importantes que devem ser seguidas pelos idosos regularmente.

O uso do filtro solar é de extrema importância. Apesar de não ser um produto barato, é recomendado investir em um filtro para o rosto e outro para o corpo, para melhor eficácia. 

Além do protetor, o uso de chapéus, bonés, sombrinhas nas caminhadas e atividades ao ar livre também é recomendado, deixando o corpo ainda mais protegido.

Por fim, a ida regular ao Dermatologista também é indicado para prevenção e/ou detecção precoce de um possível câncer de pele.

O Grupo ACASA apoia a campanha e incentiva todo cuidado relacionado à pele, para o combate ao câncer de pele na terceira idade. Prevenir é sempre o melhor remédio.

Venha nos conhecer!

Venha nos visitar e conheça toda a estrutura! Veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar idoso. Conte com a equipe ACASA, formada por profissionais especializados e com anos de experiência no cuidado de idosos.

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!