Como proteger os idosos do coronavírus?
Quem acompanha os jornais e reportagens têm visto o aumento alarmante de casos do novo coronavírus no mundo inteiro.
No Brasil tivemos o primeiro caso comprovado há dois dias. A pessoa infectada chegou de uma viagem à Itália em 22 de Fevereiro e passou a ter os sintomas logo após. A reportagem completa sobre o caso pode ser vista no link.
Segundo especialistas, o coronavírus é considerado pouco letal, porém alguns fatores como a idade, podem agravar a doença e aumentar os índices de morte.
O envelhecimento pode ser um fator agravante do coronavírus
Sabemos que o envelhecimento causa diversas mudanças no corpo das pessoas (saiba mais em nosso texto) e no organismo como um todo. O sistema imunológico é um dos que mais sofrem deterioração com o tempo.
Essa deterioração do sistema imunológico dos idosos é um fator que os torna mais vulneráveis à qualquer tipo de doença, pois o corpo não reage da forma adequada a infecções.
A proliferação de células infectadas pode acabar contaminando outras células, sadias, e causar assim mais lesões aos idosos.
Além disso, também é possível que o idoso já apresente algum tipo de doença crônica como diabetes, pressão alta, entre outras, que podem ser agravadas com a inflamação do coronavírus.
Segundo estudo Chinês realizado, os idosos apresentam taxa de mortalidade maior que a taxa média da população e ainda, a taxa progride com o aumento da idade, para os casos de coronavírus.
Grande parte dos idosos que tiveram o caso e morreram, possuem mais de 65 anos.
O Grupo ACASA está alerta para todos os tipos de prevenção do coronavírus, sempre em busca de saúde e maior informação dos idosos. Leia abaixo como prevenir o coronavírus dos idosos.
Prevenção do Coronavírus em idosos
As formas de prevenção do coronavírus para idosos são bem similares as recomendações para a população geral, que devem ser seguidas à risca para evitar a contaminação. Vamos a elas!
✔ Boa higienização pessoal;⠀
✔ Lavar bem as mãos com água e sabão (entre os dedos, unhas, palma da mão e dorso);⠀
✔ Proteger o rosto ao espirrar e tossir (sugestão: parte interna do cotovelo);⠀
✔ Manter distância de pessoas infectadas, evitar contato;⠀
✔ Cozinhar bem carnes e ovos antes de comer.⠀
Para os idosos, especialmente, é muito importante que seja dada atenção ao controle à outras doenças, para evitar problemas mais graves.
Para evitar uma maior deterioração do sistema imunológico a sugestão é manter uma boa alimentação, com dietas especiais e também atividades físicas regulares.
Outro ponto importante é verificar se as vacinas estão em dia, pois também podem ajudar no controle da doença.
Prevenção é sempre o melhor remédio!
Nossa equipe é altamente capacitada, e oferecerá ao seu familiar idoso todo o cuidado, carinho e atenção que ele merece. Para saber mais sobre nós, clique aqui.