“Rir é o melhor remédio”. Certamente, você já ouviu falar nesse ditado e, apesar de antigo, funciona como se fosse novidade a cada experiência em que o riso pode ser induzido, estimulado ou que aconteça no acaso dos ensaios da vida, com as aulas de dança.
Sem dúvidas, nos encontros das aulas de dança na ACASA, o riso conta como grande parte do processo a ser vivenciado. Mais do que aliada na saúde física, a dança promove sensação de bem estar e bom humor.
Sensações provenientes da produção e liberação de endorfina pela glândula hipófise, que conta como uma potente ação analgésica e estimulante nos estados de bem estar, alegria e humor, favorável ao aumento da capacidade de resistir a dor.
Em todas as idades e independente das situações e dobras da vida, sabemos como o bom humor atua como fator importante para a qualidade da mesma. Ele atua também como um meio de comunicação, provocando um verdadeiro prazer físico e emocional. Para o idoso, compreende-se, portanto, ainda mais esse significado, favorável e amenizador dos incômodos físicos e estresses psicológicos.
A risada favorece e alarga os canais dos vínculos e da intimidade tão importantes no trabalho com idosos e sobretudo, nas aulas de dança da ACASA, onde o corpo e seus atravessamentos são entendidos como propulsor da vida. É comum chegarmos nessa idade duvidosos se podemos dançar ou não.
Se somos capazes de sentir essas boas sensações ou não. A leveza do riso, vai garantindo e afirmando esse estado de alegria e permitindo que eles se expressem cada vez mais nas aulas de dança. Ao rir de nós mesmos e de determinados acontecimentos, nos capacita na identificação como sujeito que erra e errar faz parte da condição humana, trazendo mais graça e leveza para consigo e para as situações cotidianas. O riso nos aproxima. É um alívio poder se amar do jeito que é!
Há inúmeras situações nas aulas de dança na ACASA onde o riso é induzido ou estimulado, como por exemplo por meio de sons, jogos corporais, ludicidade, gestualidades e sobretudo, construído a partir do coletivo, a partir da expressão corporal que eles mesmo vão compondo e se familiarizando nos encontros.
Portanto, essa questão muito tem a ver com a máxima preservação dessas qualidades ainda que com o passar da idade. Atividades estas que vão construindo hábitos saudáveis melhorando cada vez mais a adaptação ao período.
Envelhecer é completamente natural e descobrir novas motivações com o fomento da dança e do riso, seguramente, garante encarar esse período como impulso para que possam mergulhar na possibilidade de novas descobertas e vivências.
“Rir é afirmar a vida!” (Nietzsche).
Venha conhecer a ACASA e ver de perto o trabalho que é realizado com os nossos idosos. Somos uma Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, contamos com uma equipe multidisciplinar e pronta para acolher você.
Autor(a): Laura Santiago – Professora de Dança e Terapeuta pelo Movimento