O tratamento de pessoas que estão com algum problema de saúde é baseado em uma série de medidas que são promovidas para aumentar a qualidade de vida do paciente. Neste contexto, pensar nos cuidados com portadores de Alzheimer é essencial para, na prática, agir corretamente e colaborar para o tratamento.
Todas as famílias que possuem um ente querido portador de Alzheimer precisam compreender os cuidados necessários. São mudanças que passam a fazer parte da nova rotina e que são adaptadas ao novo estilo de vida de quem convive com o paciente.
Estima-se que 25% das pessoas com mais de 85 anos sofram da doença. O principal sintoma é a perda de memória, com grande dificuldade para a realização de tarefas que, antes, eram comuns.
Além de pensar nos cuidados com os portadores de Alzheimer, os cuidadores e familiares também devem tirar um período para aliviar o estresse, uma vez que lidar no dia a dia com o paciente pode ser uma tarefa difícil. Muitos tendem a apresentar comportamentos complicados, causando desgaste emocional e físico em quem está ajudando.
Existem medidas que, se adotadas, tornam a rotina de quem precisa conhecer os cuidados com portadores de Alzheimer mais cômoda e eficiente. Na lista a seguir, apresentamos em tópicos o que deve ser levado em consideração para lidar com os pacientes.
Veja os principais cuidados com os portadores de Alzheimer:
- é ideal fazer o planejamento do dia para deixar a rotina mais organizada;
- atividades que ajudem a deixar o paciente mais ativo são muito importantes;
- converse, sem discutir, com o paciente;
- tente não insistir em assuntos que o deixam irritado;
- não tente “forçar” a memória do paciente;
- procure realizar atividades físicas para o paciente ter uma vida mais ativa;
- coloque músicas que o paciente goste de ouvir;
- mostre fotografias antigas para estimular a memória de forma confortável para ele;
- ajude o paciente apenas com as atividades que ele não consegue fazer sozinho;
- não troque os objetos da casa de lugar, já que isso pode deixar o paciente perdido;
- mantenha o guarda-roupas organizado para ser mais fácil de encontrar as peças para se vestir.
Ao colocar em prática as sugestões acima, o idoso começa a se sentir melhor e passa a ter um cotidiano mais agradável. O mesmo acontece com o cuidador, que também percebe que fica mais fácil realizar os cuidados com os portadores de Alzheimer sem tanto desgaste.
Como aumentar a segurança dos pacientes?
Entre os cuidados com os portadores de Alzheimer, um dos mais preocupantes é com a segurança dos idosos. A primeira medida que deve ser tomada é retirar do alcance dos pacientes qualquer objeto que possa colocar em risco sua integridade física, como materiais cortantes e perfurantes. Materiais como facas, tesouras, instrumentos com pontas, produtos inflamáveis e outros que podem causar ferimentos devem ser mantidos em local seguro e devidamente trancados.
Para evitar quedas, é essencial remover do caminho qualquer objeto que possa representar obstáculo para os idosos com Alzheimer, como é o caso de tapetes e pesos de porta.
Um sintoma bastante característico é a perda de noção de tempo, que ocorre com o avanço da doença. Um dos principais cuidados com portadores de Alzheimer neste sentido é criar a consciência temporal nos pacientes. Para isso, faça a marcação dos dias em um calendário junto com o idoso. Isso costuma funcionar bastante.
Se todas essas estratégias forem colocadas em prática, a rotina do idoso com Alzheimer se tornará mais segura, produtiva e confortável. Fazer o acompanhamento terapêutico dos pacientes também faz parte do tratamento e, por isso, é necessário que eles passem por consultas médicas sempre que for preciso, assim como façam fisioterapia e recebam o suporte de cuidadores profissionais quando o familiar, independentemente do motivo, não conseguir mais acompanhar o paciente.
Com maior cuidado e carinho, o Grupo ACASA está inovando o conceito de casa de repouso, busca entregar o conforto do lar com a infraestrutura que a idade necessita, melhorando a saúde e o bem estar dos nossos hóspedes. Para mais informações, entre em contato: Unidade Tijuca – Rua Dr. Dilermando Cruz, 142, tel (21) 97177-9023 / Unidade Cosme Velho – Rua Indiana, 90, tel (21) 97177-9023. WhatsApp: (21) 97177 9023