Dentre os problemas que aparecem ao longo da vida, a incontinência urinária em idosos pode ser o mais trabalhoso, porém é um dos mais evitáveis e com mais chances de sucesso no tratamento.
Como identificar a incontinências urinária?
Pequenos e frequentes escapes de urina é o que caracteriza este problema. De uma forma geral, a incontinência urinária acomete pessoas de várias faixas etárias e pode ser causada por uma infinidade de fatores, mas o que se sabe hoje em dia é que esta condição afeta mais mulheres que homens.
De 30 a 40% das mulheres com mais de 40 anos de idade vão manifestar o problema em algum grau. Que pode ser tanto em escapes pequenos até perda grande e incontrolável – em casos mais severos.
Quais são as causas?
A incontinência urinária em idosos pode ter uma série de causas. Mas não há dúvidas de que as mudanças no corpo que acontecem com a idade favorecem o problema. Por exemplo:
- Enfraquecimento dos músculos da bexiga;
- Menor capacidade da bexiga, o que aumenta a frequência do xixi;
- Diminuição da visão e da capacidade de se movimentar rapidamente, que dificultam a ida ao banheiro a tempo;
- Enfraquecimento dos músculos pélvicos, no caso das mulheres;
- Aumento da próstata nos homens.
- Além disso, alguns medicamentos e determinadas doenças também podem contribuir para a incontinência urinária em idosos.
Conclusão
O receio de não conseguir chegar ao banheiro a tempo e passar por situações embaraçosas pode impedi-lo de desfrutar de atividades comuns. Por isso, a importância de identificar e tratar esse problema.
Sobre o Grupo ACASA
Pensamos e executamos com carinho, inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!
Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura de que a idade necessita. Em busca da excelência todos os dias no atendimento, para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui para conhecer melhor ACASA.