0

A leitura é uma prática de exercício cognitivo diário garante a manutenção da integridade das células neurológicas de quem lê, mesmo com o envelhecimento do corpo. Além disso, ler também assegura a diversão e o entretenimento dos idosos, porque é um hábito capacitador.

Quais são os efeitos da leitura?

O funcionamento do cérebro humano tem sido pauta de constantes investigações científicas, com o objetivo de compreender as principais causas das doenças neurodegenerativas mais comuns entre pessoas da terceira idade.

Todavia, até o presente momento, as pesquisas realizadas sobre o mal de Alzheimer, doença caracterizada pela perda da memória e redução considerável da capacidade de aprendizagem, ainda não conseguiram decifrar quais são as reais causadores desse problema.

De qualquer forma, o consenso entre os especialistas não deixa dúvida: a leitura é (sim) uma atividade poderosa na prevenção dessa e de muitas outras doenças neurológicas. Afinal, o exercício cognitivo constante dos neurônios, por meio da leitura, mantém as sinapses cerebrais (transmissores) ativas e combate a perda de memória — traço muito comum em idosos acometidos por esses tipos de males.

Há benefícios específicos para idosos?

Sob o ponto de vista neurológico a leitura traz grandes benefícios à mente humana. No entanto, as vantagens não acabam por aí! Por ser uma forma de entretenimento, a imaginação do leitor consegue ser aguçada a cada leitura, promovendo momentos de puro prazer.

Ainda sobre as consequências neurológicas, a leitura também desperta nos leitores sensações físicas, mesmo que estejam sentados. Isso porque, por exemplo, quando uma pessoa lê algo que a faça imaginar estar correndo, a região específica do cérebro responsável por esse movimento físico é ativada.

Isso demonstra que a leitura pode, de fato, alterar a percepção cerebral de forma que o corpo seja capaz de sentir que tenha, nesse exemplo, acabado de realizar uma caminhada mesmo sem ter saído de casa! Tudo somente com o uso da imaginação!

Dessa forma, a dificuldade em andar e outras limitações físicas conseguem ser emocionalmente contornadas pelo próprio idoso por meio da leitura — o que, em consequência, reestabelece a autoestima e afasta potências problemas, como a depressão. Atrelado a isso, o nível de estresse dos idosos passa a ser mais bem controlado.

Conclusão

A leitura é essencial na vida dos idosos, porque os auxilia nas práticas necessárias para um envelhecimento mais saudável e feliz. Por essa razão, o incentivo da família e dos amigos faz toda a diferença, especialmente para aqueles que não têm (ainda) o hábito da leitura.

Sobre o Grupo ACASA

Pensamos e executamos com carinho, inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!

Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura de que a idade necessita. Em busca da excelência todos os dias no atendimento, para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui para conhecer melhor ACASA.

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!