0

Exercício físico: se você nunca praticou então está condenado a ser sedentário até o fim da vida. Um estudo recente concluiu que mesmo pessoas com mais de 60 anos que nunca se exercitaram têm capacidade de construir músculos por meio da atividade física. No entanto, é necessário ir com cautela no início para evitar danos à saúde.

Exercício na terceira idade

O aumento da longevidade é uma tendência mundial, inclusive nos países em desenvolvimento como o Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida em todo o mundo aumentou cinco anos nos últimos tempos.

Com o envelhecimento da população, torna-se cada vez mais necessário para os gestores de saúde traçar estratégias que permitam a essas pessoas viverem uma velhice saudável e produtiva.

Promover a prática regular de atividade física para idosos, independente da sua intensidade, é uma das iniciativas mais eficazes para atingir esse objetivo.

Quais atividades físicas são indicadas?

As atividades físicas para idosos devem ser de pouco impacto, evitando lesões e desenvolvendo a flexibilidade, força muscular e equilíbrio por meio de exercícios no solo e na água. Confira as atividades mais adequadas para praticar na terceira idade.

Hidroginástica

Assim como a natação, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, sem causar prejuízos. Além disso, ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora. Sendo uma das atividades físicas para idosos de baixo risco, a hidroginástica é ideal para pessoas que sofrem com artrose e osteoporose.

Caminhada

O hábito da caminhada diária ajuda a aumentar o bem-estar e a disposição de quem a pratica. Por isso, caminhar alguns minutos por dia ajuda a gerar energia para os músculos, contribui para a respiração, e trabalha a circulação.

Alongamento

Os alongamentos também fazem parte das atividades físicas para idosos. Recomendados para melhorar a flexibilidade do corpo, equilíbrio, e controle de dores musculares, os alongamentos podem ser realizados sozinhos ou ao final de outros exercícios. Essa prática é recomendada principalmente para idosos com pouca mobilidade física, que apresentam limitações para realizar atividades mais vigorosas.

Dança

A dança também é considerada uma atividade física adequada para os idosos. Durante as aulas, é possível diminuir bloqueios emocionais, manter a interação biopsicossocial, diminuir a hipertensão e melhorar sintomas da depressão.

Conclusão

Aqui na ACASA incentivamos a prática de atividades físicas para os nossos hóspedes. Lembre-se, nunca é tarde para começar a fazer atividades!

Sobre o Grupo ACASA

Pensamos e executamos com carinho. Inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!

Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura que a idade necessita. Em busca da excelência em todos os dias no atendimento para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui o para conhecer melhor ACASA.

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!