Envelhecimento populacional só cresce no Brasil e no mundo. A estimativa é que em 2030, o Brasil vai ocupar a quinta posição do mundo em número de idosos. Já em 2060 teremos mais pessoas acima de 60 anos do que crianças no país, em torno de 1/4 dos habitantes (25,5%). O problema, que os brasileiros encontram grandes dificuldades sobre e envelhecimento da forma correta no país.
Separamos alguns desafios enfrentados:
Por que é difícil o envelhecimento no Brasil?
Envelhecer no Brasil significa enfrentar muitos desafios, principalmente para as pessoas com baixo poder aquisitivo que não conseguem suprir suas necessidades básicas, pois o país não está preparado para essa nova realidade que está posta, trabalhando com uma política pública que não consegue atender essa população com qualidade e atenção.
A população brasileira está envelhecendo muito depressa e isso tem um custo pelo fato do país não estar preparado, não ter políticas públicas adequadas para essa população específica. Portanto, envelhecer no Brasil torna-se um desafio, pois o país não está planejado para lidar com as diversas situações que acometem essa população de velhos que cresceu consideravelmente com o aumento da expectativa de vida nos últimos anos
O país tem por obrigação promover a valorização das pessoas mais velhas e garantir políticas para que a população envelheça com qualidade e de forma ativa. É necessário que a mente, o corpo e as relações sociais dessas pessoas estejam em atividades.
Quais os principais desafios?
- Incapacitada dos seus afazeres diários, de passar da independência para a dependência e essa relação vem com o surgimento de doenças mais sérias
- Aumento das doenças crônico-degenerativas, que muda o panorama das condições de saúde da população brasileira.
- O Estado conseguir dar a importância devida às pessoas com mais de 60 anos para que essas mesmas não sejam consideradas inúteis para o trabalho como são vistas na atualidade
- Implementar novos centros de acolhimento para pessoas com 60 anos ou mais, com infraestrutura adequada para um bom atendimento.
Conclusão
Acasa acredite em diversas atividades e hábitos para melhorar a qualidade e expectativa de vida. Temos muitos desafios pela frente, mas que podem e devem ser enfrentados.
Sobre o Grupo ACASA
Pensamos e executamos com carinho. Inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!
Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura que a idade necessita. Em busca da excelência em todos os dias no atendimento para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui o para conhecer melhor ACASA.
Fonte: https://www.ipessp.edu.br/site/blog/blog/envelhecimento-populacional-novos-desafios-e-oportunidades/