O inverno traz aquele friozinho gostoso e muita vontade de ficar debaixo das cobertas o dia inteiro, mas a grande questão é que muitos idosos sofrem as consequências desse período mais frio e acabam tendo o bem-estar e a qualidade de vida seriamente prejudicados.
Por isso, veja dicas de como prepará-los para a estação
1. Manter uma boa hidratação
Idosos têm o costume de ingerir uma menor quantidade de líquidos do que pessoas mais jovens e no inverno essa situação ainda pode ser pior, por causa das temperaturas mais baixas. Manter uma boa hidratação, mesmo no inverno, é fundamental para o organismo funcionar a todo vapor.
A ingestão adequada de líquidos é necessária para que sejam eliminadas todas as impurezas e toxinas do corpo, através da urina. Por isso, uma clínica de idosos que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus hóspedes, não se descuida da hidratação deles. Mesmo que a sede não dê as caras nessa época do ano, é preciso se hidratar.
2. Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Pessoas que estão na terceira idade precisam e devem se alimentar de forma mais saudável, já que são mais suscetíveis às doenças. Por isso, uma clínica de repouso bem conceituada se preocupa com a alimentação dos idosos e prepara uma dieta personalizada para atender as necessidades de cada hóspede.
É necessário dar preferência para frutas ricas em vitamina C, como laranja e mexerica. Verduras e legumes escuros são fundamentais também.
3. Evitar roupas desconfortáveis
Outra dica bacana e que pode ser útil: uma casa de repouso que tem preocupação com a qualidade de vida dos seus hóspedes, deve prestar atenção aos mínimos detalhes, por isso o vestuário confortável e quentinho é fundamental. No inverno, o idoso deve evitar usar roupas desconfortáveis ou apertadas demais, pois isso pode afetar a circulação sanguínea.
Depois do banho, que deve ser tomado preferencialmente no meio da tarde, o ideal é fazer uso de roupas confortáveis e, sobretudo, quentinhas. Peças confeccionadas em algodão não provocam alergias na pele, permitem uma maior mobilidade e trazem o conforto necessário que o idoso tanto precisa, principalmente no inverno.
4. Tomar sol é necessário
Mesmo que os raios solares no inverno tenham uma menor incidência, é preciso garantir que os idosos tomem um pouco de sol sempre que possível. Essa prática é fundamental para manter os níveis de vitamina D no organismo. Além disso, um banho de sol também ajuda a fortalecer os ossos, dá mais disposição, bem-estar e contribui para fortalecer o sistema imune do idoso.
O ideal é que os idosos tomem sol diariamente durante 30 minutos, em média. Esse tempo é mais do que suficiente para garantir todos os benefícios dos raios solares para o nosso organismo.
Mesmo que o dia esteja frio e o sol esteja mais fraco, é necessário deixar ele entrar em contato com a pele. O sol faz muito bem para saúde, principalmente para os idosos, desde que seja na medida certa.
Conclusão
Aqui na ACASA cuidamos para que os nossos hóspedes passem o inverno da melhor maneira possível. Com todo suporto de alimentação e atividades.
Sobre o Grupo ACASAPensamos e executamos com carinho. Inovando o conceito sobre instituições de longa permanência para idosos (casa de repouso)!Buscamos entregar o conforto do lar com a infraestrutura que a idade necessita. Em busca da excelência em todos os dias no atendimento para o melhor bem-estar do nosso hóspede. Clique aqui o para conhecer melhor ACASA.