A importância dos cuidadores de idosos durante a pandemia
Em tempos de pandemia de um vírus que tomou conta do mundo, Coronavírus, o verbo cuidar passa a ser cada vez mais presente na vida das pessoas. Com isso, cuidados já conhecidos por muitos são reforçados diariamente, e, novos cuidados são inseridos na rotina.
Os profissionais que tem a função de cuidar, passam a ter um aperfeiçoamento de procedimentos e precisam ter atenção redobrada nesse momento. Por isso, hoje vamos abordar a importância e os principais desafios dos cuidadores de idosos na pandemia.
Em primeiro lugar, não podemos deixar de citar a importância dos cuidadores de idosos em Casas de Repouso. Com a participação desses colaboradores os idosos possuem todo suporte no dia a dia, em suas atividades, em procedimentos necessários e ainda, contam com eles para exporem seus sentimentos, histórias e desejos.
Por representarem toda essa participação com os idosos, os cuidadores enfrentam desafios ainda maiores durante a pandemia para manterem esse fluxo de contato e atividades diariamente.
Os desafios e novas medidas dos cuidadores de idosos na pandemia
Falando em desafios, temos novos procedimentos que passam a fazer parte da rotina dos cuidadores de idosos nas casas de repouso, e que exigem uma atenção ainda maior no dia a dia junto a eles.
Isso porque os idosos representam grupo de risco, sendo mais suscetíveis a pegar o vírus, tanto pela idade quanto por doenças crônicas que os tornam mais frágeis. Então todo cuidado é muito importante!
Aqui vão algumas medidas essenciais para os cuidadores em tempos de pandemia:
1) Quando chegar à unidade, tire os sapatos e os deixe do lado de fora.
2) Deixe bolsa e sacolas perto da porta. Não as coloque sobre a mesa ou o sofá, locais que podem ser facilmente contaminados.
3) Antes de manipular ou ter contato com o idoso tome banho, troque de roupa e prenda o cabelo.
4) Não basta caprichar na limpeza do banheiro. Estenda esse cuidado para controles remotos, maçanetas, interruptores de luz, bicas, puxadores de gavetas, mesas e balcões, ou seja, todas as superfícies que podem ser tocadas.
5) Se o idoso tiver algum comprometimento cognitivo, transforme a higiene numa ação prazerosa: lavar as mãos pode ser uma gincana a ser cumprida de hora em hora.
6) Vale o mesmo para a hidratação: é fundamental beber muito líquido. Se houver resistência, ofereça suco ou chá, não precisa ser somente água.
7) Utilize apenas lenços descartáveis para assoar o nariz.
Essas e outros medidas foram padronizadas em todas as unidades do Grupo ACASA, buscando prevenção e saúde para todos os hóspedes e colaboradores da empresa.
Conheça o Grupo ACASA
Venha nos visitar e conheça toda a estrutura do melhor grupo de casas de repouso na Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro!
Veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar idoso. Conte com a equipe ACASA, formada por profissionais especializados e com anos de experiência no cuidado de idosos. Fale conosco!