Aqui, abordaremos as principais doenças ósseas na 3ª idade. Com o avançar dos anos, é comum que surjam incômodos nos ossos e nas articulações. Por isso, é fundamental saber boas maneiras de controlá-los, para que o idoso se mantenha ativo e com excelente qualidade da vida.
Osteoporose
Sem dúvidas, a mais famosa de todas elas. A osteoporose torna os ossos fracos e quebradiços. Por isso, pessoas com este problema podem se lesionar seriamente até mesmo com um tombo leve. Vale ressaltar ainda que existem vários tipos de osteoporose: algumas em decorrência da menopausa, outras possuem relação com a idade e ainda aquelas de causas secundárias, como doenças renais ou endócrinas.
Osteoartrose
A doença age de forma semelhante à osteoporose, porém afeta as articulações. Também pode ser chamada de Osteoartrite e artrose.
Todos nós passamos por por um processo de desgaste da cartilagem articular. Porém, quando a doença se instala, este estresse está acentuado e pode provocar dores articulares. A cartilagem se degenera e em decorrência disso, o atrito entre os ossos acontece, promovendo dor intensa e deterioração dos ossos.
O problema também pode causar rigidez matinal, dores, atrofia muscular, estalos nas articulações e diminuição do espaço intra-articular.
Um dado interessante: considerando todas as doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais freqüente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia. Um outro número dá a dimensão do tamanho do problema: segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia e o INSS, ela é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho pedidos no Brasil.
Hiperparatireoidismo secundário
Surge quando a presença de cálcio no sangue está muito baixa, ou seja, há uma hipocalcemia. Afeta particularmente as mulheres que se encontram na menopausa e também pode ser causada por uma deficiência de vitamina D ou por insuficiência renal crônica. Entre os principais sintomas estão dores nas articulações, fadiga ou fraqueza muscular, além da própria osteoporose citada anteriormente.
Como tratar as doenças ósseas?
Não existe uma cura para as doenças ósseas. Sendo assim, elas podem ser minimizadas a partir de hábitos simples do dia a dia, que incluem uma alimentação saudável e principalmente, a prática de atividades físicas.É essencial a realização de atividades que melhorem a coordenação, o equilíbrio e que fortaleçam a musculatura. O tratamento pode incluir:
- Fisioterapia
- RPG
- Pilates
- Hidroterapia
No entanto, cabe lembrar que, dependendo da gravidade dos problemas, o idoso pode ter algumas restrições em termos de movimentos. Sendo assim, é imprescindível o acompanhamento de um médico para recomendar o tratamento ideal, de acordo com sua necessidade e possibilidade.
Conheça o Grupo ACASA
Visite uma de nossas unidades e conheça de perto toda a estrutura do melhor grupo de Casas de Repouso da Zona Sul à Zona Norte do Rio de Janeiro!
Nossa equipe é altamente capacitada, e oferecerá ao seu familiar idoso todo o cuidado, carinho e atenção que ele merece. Para saber mais sobre nós, clique aqui.