Atualmente, os idosos com baixas capacidades funcionais demandam recursos humanos e instituições capacitados a lidar com esses casos. As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) recebem esses hóspedes que, momentaneamente ou definitivamente, se encontram acamados ou restritos ao leito. O cuidado das ulceras por pressão serão explicados no blog de hoje.
Por esse motivo, necessitam de uma assistência em saúde intensificada, devido ao seu estado clínico de natureza mais fragilizada. Sendo assim, o cuidado de enfermagem tem como objetivo ações que possam compreender as necessidades desses hóspedes, como por exemplo, a prevenção das úlceras por pressão.
O que são as úlceras por pressão?
As úlceras por pressão podem ser definidas como repercussões decorrentes da imobilidade do idoso no leito, que ocorrem quando o mesmo não consegue realizar a movimentação sozinho e depende de mobilização pela equipe. Devido a essa imobilização, a pele perde os nutrientes necessários para se manter saudável, resultando em uma lesão que pode abranger a pele e tecidos adjacentes.
A úlcera por pressão é um problema que chama atenção pelo desenvolvimento rápido e difícil manejo, porém pode ser prevenido com rotinas de cuidados diários com os hóspedes. Desta forma, a enfermagem participa ativamente no cuidado, realizando o atendimento de idosos restritos ao leito com enfoque curativo e preventivo das úlceras por pressão, através principalmente da mudança de decúbito.
Entenda a mudança de decúbito
A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.
Ao se realizar a mudança de decúbito, há uma descompressão dos vasos e retorno da circulação sanguínea, mantendo o tecido saudável e impedindo a abertura de lesões. Essa prática é considerada de baixa complexidade, podendo ser realizada pelo cuidador e/ou técnico de enfermagem, a partir da instrução do enfermeiro.
A equipe fica responsável pela padronização das posições baseadas nos protocolos clínicos e realiza a mudança a cada 2 horas, além do uso de travesseiros ou almofadas entre os joelhos, tornozelos e calcanhares ou outras proeminências ósseas.
Através da mudança de posição, a equipe de enfermagem mantém uma avaliação constante dos hóspedes, identificando os sinais e sintomas que podem sugerir a úlcera por pressão, e assim atuar de forma preventiva para o não surgimento da mesma.
A abordagem das úlceras por pressão é um dos compromissos principais no planejamento e nas ações de cuidado em ILPI, já que podem gerar risco de adoecimento grave nos idosos, assim como reduzir a sua funcionalidade e conforto.
Portanto, a equipe de enfermagem possui um papel imprescindível na prevenção e tratamento das úlceras por pressão, por meio da mudança de decúbito. Somente assim, é possível garantir a qualidade no atendimento dos hóspedes e estimular o envelhecimento de modo mais digno e saudável na fase mais avançada da vida.
Conheça a ACASA
Somos uma Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, especializada e receber idosos com o intuito de proporcionar a eles um envelhecimento mais saudável e tranquilo.
Além disso, a ACASA conta com um equipe multidisciplinar, pronta para receber seu familiar idoso com todo carinho e profissionalismo. Entre em contato!
Autor(a): Beatriz Lima Pereira Leite – Enfermeira