0

Com o envelhecimento algumas funções vão ficando comprometidas, por conta do curso natural fisiológico. É também nessa fase da vida que podem surgir outros comprometimentos, tais como os transtornos neurológicos e disfagia em idosos.

No curso evolutivo dos transtornos neurológicos, para além dos esquecimentos que muitas vezes são mais notáveis, podem surgir também dificuldades alimentares em  idosos. Essas dificuldades em geral são multidimensionais: desordens de natureza fisiológica, psicológica e/ou funcionais. 

Uma dificuldade muito frequente nestes pacientes com distúrbios neurológicos é a disfagia em idosos. Esta é uma condição que se caracteriza pela dificuldade em deglutir o alimento ou líquidos. Ocorre no nível da garganta ou no esôfago e pode ser transitória ou progressiva. 

Engasgos frequentes durante a alimentação, voz “molhada”, tosses ao se alimentar, podem ser sinais de disfagia em idosos e é preciso estar atento a eles para que se evite broncoaspiração do alimentação ou líquidos e consequente pneumonia.

A disfagia em idosos com transtornos cognitivos pode gerar desafios ao cuidador familiar, como o planejamento e execução das tarefas, preparo e oferecimento das refeições, o que acarreta em comprometimentos de hábitos alimentares adequados do idoso, bem como pode colocar a segurança dele em risco, por conta dos engasgos.

Esta condição tem relação estreita com a desnutrição e desidratação, por conta da menor ingestão de alimentos e líquidos, e a necessidade de mudança nas consistências das refeições.

Tratamento da Disfagia em idosos na ACASA

Para tratar e orientar cuidadores e pacientes, é imprescindível uma equipe multidisciplinar, contando principalmente com Nutricionista, Fonoaudiólogo, além do Geriatra. 


Em uma instituição de longa permanência (ILPI) como a ACASA, este cuidado mais próximo do idoso possibilita um acompanhamento dos episódios de engasgos mais eficiente, gerando maior segurança e por consequência mais qualidade de vida.

A Nutricionista, junto da Fonoaudióloga, adequará a consistência da dieta, bem como o aporte calórico e proteico das refeições de acordo com a individualidade das necessidades do idoso, garantindo que seu estado nutricional progrida da melhor maneira possível. Além disso, toda a equipe deve estar sempre alerta para evitar maiores intercorrências.

A alimentação segura e prazerosa é sempre o objetivo principal das nutricionistas da ACASA. Venha fazer nos fazer uma visita e conheça toda a equipe da ACASA, Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro preparada e especializada nos cuidados com os idosos

Autor(a): Raquel Antunes – Nutricionista


1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!