0

Durante todos os ciclos da vida é necessário atenção à saúde, necessitando dentre muitas coisas, o cuidado com a alimentação, a prática regular de exercícios físicos, sono regular, limitação do estresse diário.

Com o passar dos anos uma série de mudanças ocorre interferindo diretamente na rotina, como: alterações de paladar e apetite, menor sensação de sede, dificuldades de mastigação ou deglutição, o que torna o cuidado na terceira idade ainda mais específico. 

Prevenção da Diabetes na Terceira Idade



Na terceira idade, algumas comorbidades são comuns e se tornam cada vez mais frequentes com as mudanças do padrão alimentar da população, dentre eles o Diabetes. Segundo o Ministério da saúde, a incidência dessa doença nesta faixa etária é superior a 20%. Quando não tratado adequadamente, pode trazer mais danos a saúde em um período que já requer maior cautela. Devido a isso, o cuidado com a alimentação é imprescindível, visto que as necessidades nutricionais costumam ser maiores. 

Comorbidades comuns ao envelhecimento e alguns doenças crônicas podem apresentar complicações pelo diabetes descompensado. Para evitar que isso ocorra e não torne o idoso ainda mais vulnerável, é essencial manter o controle glicêmico, evitando que ocorra tanto hiper como hipoglicemia. Mas justamente por nessa fase as necessidades nutricionais serem mais sensíveis, reduções bruscas da oferta de determinados alimentos pode comprometer a oferta de nutrientes, e, consequentemente agravar a saúde do idoso. 

Como controlar o Diabetes na Terceira Idade



Nesta fase da vida, controlar o diabetes não significa restringir de forma radical a oferta de alguns alimentos, pois muitas vezes há grande dificuldade de aceitação alimentar. Como por exemplo, a redução severa do consumo de carboidratos, pois mesmo alguns apresentando alto índice glicêmico, também é o maior fornecedor de energia para o nosso organismo. Logo sua restrição rigorosa pode trazer fraqueza, apatia e em alguns casos propiciar carências nutricionais mais severas. 

Por normalmente esta doença vir acompanhadas de outras morbidades, é necessário se atentar para aceitação alimentar como um todo, e ter atenção para o controle da ingestão de açucares refinados, pois são os que mais elevam a concentração de açúcar no sangue. Portanto, quando falamos de diabetes na terceira idade, é primordial proporcionar uma alimentação balanceada visando o controle de ingestão alimentar e não a exclusão. Sendo de extrema importância o engajamento de uma equipe multidisciplinar para traçar a melhor estratégia de maneira individualizada, garantindo preservação da saúde e qualidade de vida. 

O Grupo ACASA oferece todo o suporte para os moradores que apresentam quadro de diabetes na terceira idade. Além disso, dispomos de moradia assistida em nossas casas de repouso na zona sul, assim como nas demais unidades.

Venha nos fazer uma visita!

Autor(a): Beatriz Barreira – Nutricionista

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!