O envelhecimento é um processo fisiológico, que faz parte do ciclo natural da vida e que acontece, para cada pessoa em um ritmo diferente. Para uma pessoa ser considerada idosa, precisa ter 60 anos ou mais e a idade cronológica corresponde à idade biológica, confirmando o fato de que cada pessoa envelhece em um ritmo diferente.
Visto isso, outros fatores e a melhoria no desenvolvimento social e na qualidade de vida, resultaram no aumento da expectativa de vida e no crescente número da população idosa, fazendo-se cada vez mais necessário, instituições e profissionais de saúde capacitados para cuidar de idosos, proporcionando a qualidade de vida e bem-estar que eles merecem.
Uma nova forma de cuidar da terceira idade
Entre os muitos fatores que possibilitam tal fato dentro das ILPI – sigla para Instituições de Longa Permanência para Idosos – está a alimentação com o objetivo de nutrição apropriada para idosos.
O segmento de casas de repouso vem crescendo no Brasil, acompanhando o aumento da população na terceira idade. Este tipo de instituição de longa permanência para idosos, que antes tinha uma imagem associada a “asilo” e abandono, vem mudando e dando lugar a uma nova modalidade de cuidado e viver.
Desta forma, o ambiente em que a pessoa se encontra passa a ser um fator determinante das condições de saúde e de qualidade de vida. O funcionamento da instituição e o modo de atuação dos profissionais podem interferir diretamente no senso de significado e sentido da vida do idoso, bem como impactar em sua funcionalidade.
Assim, quanto mais estímulos, sejam eles cognitivos, funcionais, criativos, ou sensoriais, maior a ocupação do tempo com atividades significativas e interessantes para eles, tornando menores as possibilidades de desuso de habilidades e perdas funcionais, cognitivas ou até mesmo desenvolvimento de isolamento e depressão.
Cuidados nutricionais praticados na ACASA
O cuidado nutricional na terceira idade se subdivide em atenção à saúde e facilitador da socialização. O nutricionista tem o dever de supervisionar e monitorizar a produção de refeições e o estado nutricional dos idosos, porém em uma via tão importante quanto a atenção à saúde, é fundamental reconhecer que existem significados na comida e na alimentação que são interpretados e ressignificados de acordo com a história dos idosos. Logo, o simbolismo do comer e a relação prazerosa do idoso com a comida podem ser um facilitador para a adaptação do idoso à instituição.
Além de todos estes cuidados e pontos citados, aderimos a algumas estratégias como manter agradável o ambiente onde as refeições são realizadas, sempre com um ar de tranquilidade, com mesas compartilhadas, para que eles possam interagir e ter uma troca durante as refeições. Tudo isso favorece o prazer de se alimentar e a socialização entre os idosos.
O aumento da qualidade de vida dos idosos em ILPI, é o objetivo principal da equipe de Nutricionistas da ACASA, onde através da alimentação saudável, proporciona nutrição adequada a esta especial fase da vida das pessoas.
Conheça a ACASA e tudo o que a nossa equipe pode oferecer para a qualidade de vida na melhor idade.
Autor(a): Raquel Antunes – Nutricionista