A Terapia Ocupacional na ACASA
O processo de envelhecimento traz consigo demandas específicas que envolvem tanto os aspectos motores quanto os aspectos cognitivos.
Embora as perdas sejam inevitáveis, é possível fazer com que não tenham um impacto tão significativo na qualidade de vida, através da terapia ocupacional.
Visando alcançar um envelhecimento ativo, a pessoa idosa deve contar com uma equipe de cuidado multidisciplinar.
Aqui na ACASA, o objetivo principal da nossa equipe é oferecer bem-estar biopsicossocial, levando em consideração não só a ausência de doenças, mas também o contexto social, cultural e emocional do indivíduo.
A Terapia Ocupacional na ACASA
A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que visa promover a autonomia e a independência nas atividades de vida diária (AVD) e nas atividades instrumentais de vida diária (AIVD).
Segundo a Associação Americana de Terapia Ocupacional (2015), entende-se como AVD as atividades básicas voltadas para o seu próprio corpo e autocuidado, como a alimentação, o vestuário ou a higiene.
Já AIVD, são atividades mais complexas e que envolvem a participação na comunidade e a interação com outras pessoas, como por exemplo: fazer compras em um supermercado, o gerenciamento financeiro ou cuidado com animais de estimação.
É uma terapia recomendada para pessoas de qualquer faixa etária que por algum motivo encontram-se impossibilitadas de realizar essas funções de forma independente.
Essas impossibilidades podem ser causadas por aspectos físicos, mentais ou sociais, e podem estar presentes desde o nascimento ou adquiridas ao longo da vida.
Para atingir a independência e a autonomia, o Terapeuta Ocupacional utiliza como ferramentas diversos tipos de atividades.
Terapia Ocupacional na Gerontologia
Aqui na ACASA, a Terapia Ocupacional é voltada para a área da Gerontologia.
Esse profissional deve buscar estimular os aspectos percepto-cognitivos através de atividades lúdicas e relevantes no contexto dos idosos.
Essas atividades visam trabalhar a memória, atenção e concentração; aprimorar a coordenação motora fina e as habilidades manuais; estimular a coordenação viso-motora; desenvolver o raciocínio lógico e o sequenciamento, que são aspectos muito presentes quando analisamos as tarefas cotidianas. Para um bom desempenho de uma função, é necessário que a área cognitiva e a área motora estejam em harmonia.
Conheça as atividades da ACASA!
Aqui na ACASA as atividades são desenvolvidas em grupos, que para além dos objetivos citados acima, também seja possível estimular a socialização entre os idosos e estreitar a relação.
Venha nos visitar e conheça toda a estrutura da ACASA, Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, e veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar idoso.
Conte também com a equipe ACASA, formada por profissionais especializados e com anos de experiência no acolhimento de idosos.
Autor(a): Mariana Zaquieu – Terapeuta Ocupacional