Estima-se que em 2050 o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no mundo seja de 2 bilhões. E um dos segredos dessa longevidade é manter a socialização na terceira idade.
Envelhecer é um processo natural que faz parte do ciclo da vida de qualquer indivíduo, e não é porque chegamos a uma idade avançada que devemos deixar as nossas atividades e relações de lado.
A colaboração do idoso nessa fase é muito importante para socialização na terceira idade, pois a aceitação dessa nova etapa é necessária para que ele compreenda que as suas habilidades manuais e mentais já não são mais as mesmas, assim como a agilidade que também se alterou.
Envelhecer não significa o fim da vida. Envelhecer pode ser visto como uma chance de renovar-se, de se orgulhar do caminho percorrido e até mesmo de realizar sonhos que ficaram no papel.
A velhice deve ser compreendida e aceita pelo idoso e familiares
O prazer do idoso de se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar é fundamental para a sua vida. Também é na fase do envelhecimento que acontecem as confusões mentais, a perda da funcionalidade, a perda do parceiro e o afastamento da família.
A socialização do idoso o mantém ativo, por isso a importância das atividades sociais e culturais que geram sentimentos positivos, para se evitar a depressão e a inutilidade do idoso. Isso faz com que o idoso necessariamente se comunique com o próximo, estimulando a sua função cognitiva.
A socialização na terceira idade dentro da ACASA
Entendemos que o período de adaptação na ILPI é um processo delicado, então além de priorizarmos o bem-estar dos idosos, respeitamos e acolhemos os seus antigos hábitos e costumes.
No primeiro momento realizamos uma entrevista com o idoso e os seus familiares para conhecer a sua história, pois dessa forma conseguimos entender o indivíduo como um todo e proporcionar a socialização deles respeitando o seu tempo e as suas antigas relações.
A socialização na ACASA acontece através de atividades pré estabelecidas em calendário semanal ou quinzenal, e eventos mensais de acordo com a demanda de cada unidade. As atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar visando além da socialização, o estímulo dos idosos.
Dentre as atividades oferecidas temos: grupos terapêuticos, aula de dança, jogos, sessão cinema, bingo, caça-palavras, desenho, pintura, massinha, hora da leitura, dentre outras.
Durante a socialização dos idosos, eles treinam a capacidade de ouvir, de prestar atenção e de controlar a ansiedade.
Conheça o Grupo ACASA!
A socialização dos idosos na ACASA tem o papel de trazer mais alegria e diversão para a vida dos nossos hóspedes.
Venha conhecer o trabalho da ACASA, Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro. Aqui, trabalhamos em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos, oferecendo toda a infraestrutura necessária para que eles aproveitem a melhor idade. Encontre a unidade mais próxima.
Autor(a): Thaís Trajano – Assistente Social